Bom de Papo
Fechar

Vereador Izidio de Brito da cidade de Sorocaba propõe projeto para beneficiar a Saúde dos frentistas

2664 Portal Agora 10/09/2015 13:48:32
Geral

Vereador Izidio de Brito autor da lei que beneficia a saúde dos frentista dos postos de combustível da cidade de Sorocaba/SP 

Entra em discussão  o Projeto de Lei que prevê aos postos de combustíveis de Sorocaba a proibição do enchimento dos tanques dos veículos após o desarme do sistema automático das bombas de combustível. De autoria do vereador Izídio de Brito (PT), a proposta visa acabar com os pedidos de "encher até a boca" nos postos da cidade.

De acordo com o projeto, os postos só poderão permitir o enchimento dos tanques após o desarme automático os casos em que houver o desligamento precoce do bico. Eles podem ocorrer em função de características de determinados tubos de enchimento do próprio tanque do veículo.

A medida, segundo o vereador Izídio, tem por objetivo proteger a saúde dos frentistas, que, ao encher o tanque após o referido desarme, conhecido como "até a boca", podem ser contaminados por benzeno, um solvente encontrado na gasolina e considerado agente cancerígeno.

Por recomendação da Secretaria Jurídica da Casa, o projeto recebeu emenda do próprio autor estabelecendo multa de R$ 1 mil para os postos que infringirem a norma, que será cobrada em dobro no caso de reincidência.

Além de prejudicial aos frentistas, o abastecimento excessivo ainda compromete o sistema de aproveitamento de gases do veículo ao molhar o filtro. Isso pode causar entupimento do sistema, provocando perda de potência.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também